quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tricor, o mascote Tricolor


Todo são-paulino conhece muito bem o “Santo Paulo”, que foi criado por um cartunista do jornal “A Gazeta Esportiva” na década de 1940. A imagem do santo agradou tanto aos são-paulinos que aquele velhinho gordinho, bonachão e simpático é o mascote oficial do São Paulo Futebol Clube até hoje.


Mas alguém já ouviu falar no Tricor?


O garoto que veste o uniforme do São Paulo FC e que, literalmente, tem a cara do clube que ama, foi criado por Manduca. O mascote foi lançado juntamente com a edição nº 1 da revista "Tricolor”, em julho de 1949.


A revista dava o seguinte destaque ao mascote :


“Como Tricor pena, quando o quadro perde (felizmente de raro em raro)! E como fica toda vez (e são muitas) que a vitória nos sorri!!! Tricor torce tanto, mas tanto que nele e com ele a gente vê desfilar a história viva do “mais querido”. Tricor parece ser a encarnação individual de toda coletividade são- paulina. Também, não há data nem feito que ele não traga na ponta da língua.Sabe tudo,sabe de tudo, de tudo dá informação completa, nunca errou uma data ou um resultado. Pode ser o mais fanático dos torcedores, mas ninguém conhece melhor o São Paulo Futebol Clube...no futebol, no atletismo, no box (BOXE), em tudo...”


O intuito era atrair os jovens e estimulá-los a acompanhar o São Paulo FC mais de perto. A cada nova edição da revista, Manduca repetiria em quadrinhos os principais fatos, os feitos de glória, as conquistas e as realizações do São Paulo Futebol Clube.


4 comentários:

  1. Bom Texto velho, apesar de esse ser mais curto, mais fico bom.

    Interessante, o comportamento desse torcedor fanático. kkk Tricor !!!

    ResponderExcluir
  2. ThÔmas gosta dos textos longos... rsrs

    Se prepare que logo logo tem mais coisa chegando !!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. que lindooo! eu não conhecia, Ralph!

    um dia vou ser como ele... vou saber a historia do spfc na ponta da lingua!

    ResponderExcluir